A vida é cheia de desafios e para conseguir enfrentar e vencer a luta do dia a dia precisamos ter otimismo e motivação assim ficará mais fácil superar os problemas e achar boas soluções.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Trabalho 3 de física para os 2º anos da manhã


Caros alunos dos 2º anos da manhã, conforme combinado, estou disponibilizando as questões para serem refeitas e entregues no dia 13/04, como trabalho 3 de física.
Para quem preferir uma cópia xerox, está disponível na secretaria por R$ 0,40 (frente e verso).




1)     Explique, com suas palavras, o que significa cada termo abaixo (do ponto de vista da física):

a)     Energia térmica;

b)    Calor;

c)     Temperatura;



2)     (Vunesp-SP) Quando uma enfermeira coloca um termômetro clínico de mercúrio sob a língua de um paciente, por exemplo, ela sempre aguarda algum tempo antes de fazer a leitura. Esse intervalo de tempo é necessário:

a)     Para que o termômetro entre em equilíbrio térmico com o corpo do paciente.

b)    Para que o mercúrio, que é muito pesado, possa subir pelo tubo capilar.

c)     Para que o mercúrio passe pelo estrangulamento do tubo capilar.

d)    Devido à diferença entre o calor específico do mercúrio e do corpo humano.

e)     Porque o coeficiente de dilatação do mercúrio é diferente do coeficiente de dilatação do vidro.


3)     (Mack-SP) Um pesquisador observou que determinado vegetal se desenvolvia melhor quando cultivado num ambiente onde se mantinha a temperatura constante e igual a 68 ºF. Ao publicar seu trabalho, teve de fazê-lo em unidades da escala absoluta do SI. Como foi mencionada tal temperatura?



4)     (UFTM-MG) Um estudante mediu a temperatura de um colega que estava com febre. Para tanto ele usou um termômetro de mercúrio cuja escala estava ilegível. Então, para determinar a temperatura ele fez o seguinte procedimento: colocou o termômetro em um recipiente que continha água e gelo e, após o equilíbrio, marcou a altura da coluna de mercúrio a partir do bulbo (5 cm). Em seguida colocou o termômetro em um recipiente com água em ebulição e, após o equilíbrio, marcou a altura da coluna da mesma forma (15 cm). Por fim, colocou o termômetro em contato com a pele do colega e, após o equilíbrio, marcou a altura (8,8 cm). Qual a temperatura do colega? Considere que a água, em ambos os casos, era destilada e o experimento foi feito ao nível do mar.

a)     40 ºC               b)   39 ºC               c)    41ºC                d)   38 ºC                 e)    n.d.a.



5)     Explique, com suas palavras, o que é:

a)     Dilatação linear e cite duas “coisas” que poderiam sofrer esse tipo de dilatação.

b)    Dilatação superficial e cite duas “coisas” que poderiam sofrer esse tipo de dilatação.

c)     Dilatação volumétrica e cite duas “coisas” que poderiam sofrer esse tipo de dilatação.

d)    Coeficiente de dilatação.



6)     (ITA-SP) Você é convidado a projetar uma ponte metálica, cujo comprimento será de 2,0 km. Considerando os efeitos de contração e expansão térmica para temperaturas no intervalo de – 40 ºF a 110 ºF e o coeficiente de dilatação linear do metal de 12 . 10 ˉ6 ºCˉ1, qual a máxima variação esperada no comprimento da ponte? (O coeficiente de dilatação linear é constante no intervalo de temperatura considerado.)

a)     9,3 m               b)    3,0 m               c)    2,0 m               d)    0,93 m               e)    6,5 m



7)     (Uni-Rio-RJ) A figura a seguir representa uma lâmina bimetálica. O coeficiente de dilatação linear do metal A é a metade do coeficiente de dilatação linear do metal B. À temperatura ambiente, a lâmina está na vertical.



Se a temperatura for aumentada em 200 ºC, a lâmina:

a)     Continuará na vertical.

b)    Curvará para frente.

c)     Curvará para trás.

d)    Curvará para a direita.

e)     Curvará para a esquerda.



8)     (Fuvest-SP) Considere uma chapa de ferro circular, com um orifício circular concêntrico. À temperatura inicial de 30 ºC, o orifício tem um diâmetro de 1,0 cm. A chapa é então aquecida a 330 ºC

a)     Qual a variação do diâmetro e da área do furo, se o coeficiente de dilatação térmica linear do ferro é 12 . 10 ˉ6 ºCˉ¹ ?

b)    A variação da área do furo depende do diâmetro da chapa?



9)     (FGV-SP) O dono de um posto de gasolina recebeu 4000 L de combustível por volta das 12 horas, quando a temperatura era de 35 ºC. Ao cair da tarde, uma massa polar vinda do Sul baixou a temperatura para 15 ºC e permaneceu até que toda a gasolina fosse totalmente vendida. Qual foi o prejuízo, em litros de combustível, que o dono do posto sofreu? (Dado: coeficiente de dilatação do combustível é de 1,0 . 10 ˉ³ ºCˉ¹.)

a)     4                   b)    80                   c)    40                   d)    140                   e)    60

 Bom trabalho!

Hélio Yamaguchi